sábado

VI - Planejamento das Etapas Diárias


O planejamento das etapas diárias acaba, quase sempre, de maneira diferente. Mas vou começar com uma previsão das cidades e "pueblos" que quero conhecer melhor, marcando no guia.

Para quem percorre o Caminho Francês a pé, são cerca de 30 dias de cajado nas mãos, fazendo uma média de 20 a 30 km diários.
Já em bicicleta, este mesmo percurso, varia: 11, 13, 16, ou mesmo 20 dias! Geralmente os que fazem em menos tempo depois arrependem-se.

Conciliar as etapas mais duras para as primeiras horas do dia, "sesta" nas horas de pico do sol, beber algo antes de sentir sede, comer antes de sentir fome, descansar antes de estar cansado. Espero que o caminho dite as minhas pedaladas, o meu ritmo.
Imagino-o em 16 dias, e 2 dias extras de bônus.
Fica uma média de 60 km/dia. Uns dias mais longos, outros menos.

Meu treinamento foi intensificado, pedalando distâncias com alforges carregados e em subidas. Alongamentos e, raramente, 4 ou 5 abdominais (não gosto muito) pela manhã e umas 10 flexões de braço ao fim do dia.
O caminho é feito por pessoas normais. Não posso esquecer-me disso!

O que quero esquecer são as possíveis dores, e rogo à Santiago, afinal vou visitá-lo, para que mantenham a trégua com meu cisto de Baker do joelho direito, com minha hérnia de disco na 3ª, e não menos, com a tendinite no antebraço esquerdo.
E mais nada!

Assim eu chego lá! Se Ele também quiser!

"Buen camino, peregrino."

V - Utensílios e Documentos

Utensílios:
Agulhas e linhas
Bloco de anotações
Bússola
Camera digital Fuji 6500fd
Caneta
Cadeados pequenos
Carregador de baterias
Telefone e carregador de telefone
Cartão de memória para fotos - 4 x 1 Gb
Filtros da camera digital e tripés
Garfo e colher
Guia do Caminho (El Camino de Santiago – Ed. Everest – José Maria Anguita Jaen. www.everest.es) Muito bom.
Pilhas recarregáveis - 8
Saco de dormir
Esteira
Sacos plásticos (para ensacar roupas sujas, etc.) - 4

Documentos:
Bilhetes aéreos
Carteira Federação PCUB
Carteira de saúde
Carteira de motorista
Cartão de crédito
Credencial do Peregrino
Passaporte
Xerox de tudo

IV - Vestuário e Higiene

Itens de vestuário:
Bermuda casual - 1
Bermuda ciclista - 2
Boné
Calça ciclista
Calça impermeável
Calça jeans
Camisa ciclista m/c - 2
Casaco ciclista
Capa de chuva/anorak
Havaianas
Cinto
Cuecas - 3
Luva ciclista - 2
Meias - 4
Óculos ciclista
Sunga
Ténis ciclista
Ténis confortável
Traveseiro mini
T-shirt m/c - 2
T-shirt m/l


Itens de higiene:
Barbeador
Cortador de unha
Creme dental
Escova de dente
Gel de banho com shampoo
Guardanapos (“emergências”)
Protector de ouvido (útil para dormir. “anti roncadores”)
Sabão lavar roupa
Toalha banho
Toalha “seca rápido”

III - Manutenção e Saúde

Peças de reposição e componentes da bike:
Alicate
Buzina
Cabos de câmbio - 2
Cabos de freio - 2
Cadarço
Cadeados pequenos - 2
Cadeado pra bike
Câmara de ar - 2
Canivete suíço
Chave allen
Chave inglesa peq.
Chave phillips
Chave de corrente
Ciclocomputer (Enduro - cat eye)
Elos de corrente
Escova limpa corrente
Extensores elásticos - 2
Farol
Isqueiro
Lanterna traseira
Luva de látex - 5
Detergente limpa corrente
Mala Bike - Para o transporte no avião
Óleo lubrificante
Pilha lanterna traseira
Pilhas farol
Pneu sobressalente
Reparo de pneu - 2
Sapatas de freio - 2 pares
Trapo de pano

Itens de saúde e primeiros socorros:
Ataduras
Band-aid
Beneron (gripe)
Betadine
Colírio
Iodo
Comprimidos: "Anti-diarréia", dores de cabeça e muscular, anti gripal
Esparadrapo
Gel relaxamento muscular
Pomada para assaduras
Gaze
Protector labial
Protector solar 40
Soro fisiológico
Vitaminas.


II - A Bicicleta

Para o planejamento de uma viagem deste tipo, se pretendemos aproveitar ao máximo o dia-a-dia, temos que estar atentos a alguns factores, pois qualquer vacilo,,, Desde a elaboração de uma rota diária aproximada, a preparação física, preparação da bicicleta e dos seus equipamentos, o vestuário adequado, primeiros socorros, higiene e alimentação.

Foram longas as horas de navegação na net em busca de informação, como longas foram as horas de leitura das experiências de quem já tinha percorrido o Caminho, de bike ou não, e também de busca de documentação e guias junto a algumas entidades.

Para o Caminho em bicicleta, o mais aconselhável é uma mountain bike, pois é mais versátil e resistente. Vai permitir ir “por la carretera” ou pelos caminhos de terra, inclusive os mais complicados. Opte por uma com suspensão dianteira (7), e esqueça as com suspensão traseira, que não são indicadas pois reduzem o rendimento em longas pedaladas.

A minha escolha foi por uma BH Sierra Nevada, comprada em 2005 já com o objectivo de percorrer comigo o Caminho. É uma marca espanhola que possui bons componentes e um quadro bem resistente, com preço competitivo.

É interessante notar algumas mudanças e acessórios na bike, para que muitas horas de pedal comprometam o menos possível as suas costas e articulações. É conveniente trocarmos o guidon e o avanço de guidon (5), instalando um conjunto mais elevado, que torne mais agradável o pedalar.

A Bolsa de guidon (1) será muito útil para as coisas que devem estar à mão (máquina fotográfica, óculos, documentos, mapas e guias, barras energéticas etc.).

Já com mil quilómetros rodados, foi necessário uma boa revisão na Lady Laura, para minimizar as “surpresas” desagradáveis. Pneus e câmaras novos, cabos de freio e de câmbio, limpeza, lubrificação e regulagem de todos os componentes.

Para uma viagem cicloturista, as mochilas com água não são as mais indicadas, pois com o tempo de pedal podem tornar-se incômodas. Instale os dois porta-garrafas (6), e leve consigo algumas pastilhas de isotônico. Existem suportes para bombas de ar que se prendem nestes mesmos parafusos dos porta-garrafas.

A bagagem vai montada em um bagageiro, que se fixa ao quadro da bicicleta.
Existem dois tipos, traseiro e dianteiro. Sendo que os mais indicados são os que possuem mais varetas, que protegem as rodas do contacto com os alforges.
Quanto aos alforges (2), existem de vários tamanhos, mas basicamente poderá encontrar com duas ou três bolsas independentes. Não improvise nestes itens pois poderá sair-lhe caro em uma viagem, colocando em risco a sua segurança. Prefira por tecidos mais resistentes, com protecções contra rasgos, e que venham com capas plásticas protectoras contra chuva e poeira.

Saco de dormir (3), que seja leve mas com qualidade, pois é nele que vai descansar,,, Uma esteira térmica (4) é aconselhável, pois ainda podemos utilizá-la para umas “sestas” no caminho.

Instalar um descanso (8) ajuda, pois nem sempre temos algo para encostar a bike.

Percorrer o Caminho em bicicleta vai te proporcionar conhecer melhor as regiões, pois poderá deslocar-se mais facilmente por trechos adjacentes,,,


quarta-feira

I - Introdução

Longas pedaladas, muitas subidas, bastante descidas,,,

Sacrifício, cansaço, solidão, meditação, o desconhecido, os medos, a saudade, o valor, o encontro, a aventura, o desporto, a natureza, a fraternidade, o êxtase, a benção. Essas são as palavras que mais vieram à minha mente quando decidi percorrer, há alguns anos, esta rota secular.

Pra quem não conhece muito sobre Caminho, perguntas e respostas logo abaixo,,,

Pra quem já conhece, este é mais um site, dentro das centenas existentes sobre o assunto, onde podemos encontrar a experiência de cada um.

Se você pensa em fazer este percurso em bicicleta, espero que as informações lhe sejam bastante úteis.

Bem vindo ao meu caminho!!


I - O que é o Caminho de Santiago?
É o caminho que foi criado pela passagem dos cristãos que saíam de todas as partes do mundo para rezar no túmulo do Apóstolo Tiago, encontrado na Galícia há cerca de mil anos atrás.

É a única rota no mundo que não foi formada por motivos comerciais.


II - Por que fazer o Caminho de Santiago?
Por vários motivos. Isto é muito pessoal.

Alguns irão fazer por motivos religiosos, outros por motivos místicos, artísticos, culturais, esportivos, por simples turismo, outros por aventura, outros para meditar, outros para conhecer pessoas, outros por promessa, e assim vamos.
Fazer o Caminho de Santiago deve ser importante e muito marcante na vida de qualquer um. Durante o Caminho, vamos conhecer dezenas de peregrinos, carregando dezenas de razões. Talvez possamos descobrir dezenas de "nós" mesmos.


III - Onde fica o Caminho de Santiago?
O Caminho de Santiago não tem início. Na Idade Média, os peregrinos partiam de todas as partes do mundo rumo à Santiago de Compostela.

Seu trecho mais conhecido é chamado de Caminho Francês, que atravessa a cordilheira dos Pirineus e penetra na Espanha pela região da Navarra (País Basco Espanhol) e mais seis regiões espanholas, em direcção oeste até a Galícia, onde se situa a cidade de Santiago de Compostela, capital galega.

Daqueles caminhos que partiam da Europa, fora da Península Ibérica, os principais que alcançam o território espanhol são o Francês e o Caminho Aragonês que se juntam poucos quilômetros adiante, numa cidade chamada Puente de La Reina.
Daí em até Santiago de Compostela, mantém o nome de Caminho Francês. Dentro da Península Ibérica vários são os caminhos a Santiago, como a Via de la Plata, o Português, o Primitivo, o Caminho do Norte e muitos outros.


IV - Como é o Caminho de Santiago?
É composto, na maior parte do trajecto, por trilhas de terra batida, barro, pedras, antigas calçadas romanas e hoje, por vezes, com as modernas rodovias (carreteras), ou caminhando paralelo a elas. Penetra em cidades e pequenas vilas ("pueblos"), que aparentam não terem saído ainda da Idade Média.

Em todo o Caminho a paisagem é deslumbrante, oferecendo uma surpresa a cada curva.


V - Como são os refúgios do Caminho de Santiago?
São locais de hospedagem e acolhida de peregrinos e são, na maioria das vezes mantidos pelas prefeituras, governos das províncias, pela Igreja e pelas Associações de Amigos do Caminho de Santiago. Existem alguns refúgios particulares, mantidos por pessoas devotadas e dedicadas à causa da peregrinação.

São quase sempre limpos e razoavelmente confortáveis. Não têm roupa de cama (alguns até têm); os peregrinos devem levar seus sacos de dormir e colocá-los sobre as camas ou beliches. Existem, em quase todos, duchas quentes, ou não, locais para a lavagem de roupa, murais para recados e avisos, livro de registro e livro dos peregrinos, onde todos registram suas impressões.
Os refúgios são cuidados pelos hospitaleiros.


VI - Quem são os hospitaleiros?
São ex-peregrinos voluntários que dedicam períodos de férias a trabalhar em refúgios, cuidando da sua administração. Em alguns refúgios, são padres, em outros são empregados das prefeituras.


VII - Onde começar o Caminho de Santiago?
Fica a sua escolha. Porém, existem lugares que tradicionalmente são marcados como início do Caminho de Santiago na atualidade.

No Caminho Francês, também costuma-se iniciar em Roncesvalles, já na Espanha.

Começar em Saint Jean Pied-de-Port, cerca de trinta e cinco quilômetros antes, na França, é bastante duro. Mas atravessar os Pirineus através da Rota de Napoleão, e aproveitar este pedaço do passado, que se faz presente, magnífico, deve mesmo compensar o esforço.


VIII - O que é o passaporte do peregrino, e como obtê-lo?
É a credencial do peregrino, enquanto estiver trilhando o Caminho de Santiago. Substitui os “salvo condutos” emitidos na antiguidade aos peregrinos, como um documento comprovando a sua boa fé, de forma que pudesse ser bem recebido por onde passasse.

Nele, o peregrino colherá os carimbos ("sellos"), nas cidades e pueblos por onde passar, para provar que cumpriu o trajecto mínimo para ter o direito a receber a chamada "Compostelana" (Certificado de conclusão do Caminho de Santiago).
Os últimos 100 km a pé ou 200 km em bicicleta já bastam para dar direito à Compostelana.


IX - O que é o Certificado Compostelano?
Conhecido como a "Compostelana", é emitido no escritório de recepção de peregrinos em Santiago de Compostela; é a prova de ter cumprido o Caminho de Santiago.


X - É possível se perder no Caminho de Santiago?
É praticamente impossível. São inúmeros os "roteiros" do Caminho de Santiago que são vendidos em todas as partes. Mas mesmo que você não adquira nenhum deles, as setas amerelas estão em todos os lugares para indicar o Caminho. Nas árvores, nas porteiras, no chão, nas paredes, nas pedras. Em todos os cantos se vêm as setas amarelas. Além do mais, os "pueblos" são muito próximos uns dos outros, e sempre existe alguém para dar uma indicação.


XI - Qual é a melhor época do ano para se fazer o Caminho de Santiago?
Primavera ou no outono europeus.
No inverno, nem pensar. No verão, além de ser muito quente em boa parte da região atravessada, há uma superlotação do Caminho de Santiago. Muita gente em férias, os albergues ficam cheios demais.


XII - Que tipo de pessoas você encontra percorrendo o Caminho de Santiago?
Gente de todas as partes do mundo, de todas as idades e de todas as classes sociais:
austríacos, alemães, belgas, franceses, ingleses, dinamarqueses, colombianos, brasileiros, argentinos e tantos outros, cada qual com sua história para contar, empolgados com as belezas e estimulados com as forças do Caminho de Santiago de Compostela.

,,,